Economize Energia

Cada kW de ar comprimido é 7 a 8 vezes mais caro que um kW de energia elétrica. Por isso a Chicago Pneumatic, através de seus distribuidores autorizados, pode te ajudar a identificar a energia consumida em sua instalação de ar e suas oportunidades de economia de energia.

Veja abaixo algumas dicas simples sobre como economizar:

  • A maioria das instalações industriais de compressores funciona com pressões desnecessáriamente altas, entre 9 e 10 Bar. Porém a maioria dos sistemas necessita na realidade de pressões bem mais baixas, geralmente entre 5,5 a 8,6 Bar. Cada 0,5 Bar reduzido na pressão do compressor pode significar uma economia de até 3% de energia.
  • Na maior parte das empresas, os compressores nunca são desligados durante à noite, por isso enormes quantidades de energia são consumidas para alimentar vazamentos de ar comprimido que consomem ar dia e noite. Além da eliminação dos vazamentos, uma simples parametrização de programação semanal com horários de partida e desligamento pode evitar um enorme desperdício de energia.
  • Muitas empresas utilizam múltiplos compressores, sem um controlador central, para alimentar sua demanda de ar comprimido. Para fazer este sistema funcionar, geralmente estas empresas parametrizam seus compressores em cascata de modo que os compressores partam, um após o outro na medida que a pressão cai. O uso de um controlador central como o ECOntrol6 pode economizar cerca de 6% de energia, eliminando o efeito cascata, reduzindo significamente a pressão de trabalho, a flutuação de pressão e ainda auxilia no gerenciamento de suas manutenções.
  • O consumo de ar na maioria das empresas é algo inconstante, pois varia conforme o máquinário ou ferramentas utilizadas e esta variação faz com que a pressão de ar na rede oscile constantemente. Um compressor de ar com velocidade variável como o CPVR ou CPVS tem um contrôle eletrônico que processa essa oscilação de pressão e acelera ou desacelera o motor elétrico do compressor, ajustando a geração de ar ao consumo instantâneamente. Desta forma, o CPVR ou CPVS produz somente o ar necessário, nem mais, nem menos, evitando perdas e reduzindo o consumo de energia em até 35%.

Quer mais dicas ou detalhes sobre como economizar? Entre em contato conosco.